segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Aires da Serra Carneiro Homem de Souto Maior

MESTRE DE CAMPO
Coronel de Milícias
Cavaleiro da Imperial Ordem de Cristo.
Representação contra o Governador Dom Antonio de Sales e Noronha
É possível que a representação de 16 de Julho de 1784 contra Dom Antonio de Sales e Noronha esteja vinculada à de 30 de Julho de 1799, quando o Aires Carneiro solicita dispensa dos Banhos de Casamento do mesmo com sua filha:
Arquivo Ultramarino
Em 16 de Julho de 1784, ofício do ouvidor-geral do Piauí, José Pereira da Silva Manuel, para o secretário de Estado da Marinha e Ultramar, Martinho de Melo e Castro, referente à representação do coronel Aires Carneiro Homem de Souto Maior, contra o governador e capitão-general do Maranhão e Piauí, D. António de Sales e Noronha. (Documento 10596)
Ou se os motivos foram diversos e que, na verdade, uma representação seria contra Dom Antonio Sales e a outra, da dispensa de banhos, se referisse a Dom Fernando Antonio porque não sabemos se sua filha foi casada com um ou com o outro:
30 de julho de 1799 – O Coronel de Milícias Aires Carneiro Homem Souto Maior pediu que o bispo D. Joaquim dispensasse dos banhos o casamento de sua filha com o ex-governador Noronha, o que, naturalmente, lhe foi negado. O Coronel, sob algum pretexto, chamou à sua casa o vigário e obrigou-o a realizar clandestinamente o casamento, posteriormente considerado válido, apesar de devassa feita, indo a dama para Lisboa juntar-se ao seu consorte.

Sesmaria
Junto ao Rio Itapecuru
Em 22 de Agosto de 1786, em requerimento à Rainha Dona Maria I, pediu que lhe passasse provisão para tombar as terras que lhe foram concedidas como sesmaria junto ao rio Itapecuru. (Documento 10850)
Em 28 de Abril de 1789, requerimento do capitão Aires Carneiro Homem de Souto Maior à rainha D. Maria I, solicitando carta de confirmação de data de sesmaria junto ao riacho Piritoró, que faz barra no rio Itapecuru. (Documento 11291)
Em 30 de Março de 1792, requerimento do Mestre de Campo Aires Carneiro Homem de Souto Maior à rainha D. Maria I, pedindo provisão para demarcarem as suas terras, junto ao rio Itapecuru. (Documento 11697)
Casamento

Casado com Dona Maria Joaquina Belfort, filha de Lourenço Belfort e de Dona Anna Thereza Marques da Silva. Com Geração.

Fonte
Casa dos Belfort
John Wilson da Costa
Pesquisa
Anamaria Nunes

Nenhum comentário: