domingo, 30 de novembro de 2008

Mário Henrique Simonsen

MINISTRO DE ESTADO
ECONOMISTA
Dados Biográficos

Nascido em 19 de Fevereiro de 1935, no Rio de Janeiro. Falecido em 9 de Fevereiro de 1997, no Rio de Janeiro.
Árvore de Costados
Filho de Mário Simonsen e de Dona Carmem Araújo Belfort Roxo. Neto materno do Dr. Henrique de Brito Belfort Roxo e de Dona Digême Paiva de Araújo. Bisneto materno do Dr. Raimundo Teixeira Belfort Roxo e de Dona Maria Fausta de Brito. Bisneto materno do Tenente Coronel Pedro de Castro e Araújo e de Dona Delfina Paiva. Bisneto materno do Desembargador Luiz Barbosa Accioli de Brito. Terceiro neto materno de José Rodrigues Roxo e de Dona Maria Rita Teixeira Vieira Belfort. Quarto neto materno do Coronel José Joaquim Vieira Belfort e de Dona Maria Tereza Teixeira. Quinto neto materno do Cirurgião Mor Leonel Fernandes Vieira e de Dona Francisca Maria Belfort. Quinto neto materno de Caetano José Teixeira e de Dona Rosa Maria Serra.
Vida Militar

Oficial da Reserva da Marinha
Formação Intelectual

Formado em Engenharia Civil e em Economia, com especialização em Engenharia Econômica.
Consultorias

Atuou como Consultor de inúmeras empresas privadas.
Fundação Getúlio Vargas

Ligou-se à Fundação Getúlio Vargas onde ocupou várias funções passando a dirigir a Escola de Pós-Graduação em Economia a partir de 1965.
Política Econômica

Consagrado como técnico desde o início da sua carreira participou ativamente da instituição da correção monetária, da formulação da política salarial e de diversos estudos vinculados às áreas cambial, industrial e habitacional, em particular no Governo do Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco.
Mobral

Esteve à frente da Fundação Movimento Brasileiro de Alfabetização durante o Governo do Presidente Emílio Garrastazu Médici.
Ministério da Fazenda

Convidado pelo Presidente Ernesto Geisel para exercer o cargo de Ministro da Fazenda executou com firmeza uma política econômica destinada a enfrentar a crise internacional decorrente da elevação abrupta dos preços do petróleo em 1973 obtendo-se índices satisfatórios de crescimento do produto real e dos níveis de emprego desde então ao mesmo tempo em que se superava com êxito a inflação reprimida aguda existente no início de 1974.
Dada a prioridade do Balanço de Pagamentos traçou uma estratégia de substituição de importações de insumos básicos e de revigoramento da política de comércio exterior, concedeu financiamentos às exportações as quais se elevaram de US$ 6.198 mil dólares (1973) para US$ 12.659 mil dólares (1978) com significativa presença dos produtos manufaturados onde tiveram lugar de destaque os incentivos estabelecidos pela CIEX - e pela BEFIEX além das rodadas de negociações no âmbito do GATT - Acordo Geral de Tarifas Aduaneiras e Comércio - paralelamente aos acordos com os EUA (crédito-prêmio do IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados).
Escola de Administração

Consolidou com o desenvolvimento de novos cursos a formação de recursos humanos a cargo da Escola de Administração Fazendária (ESAF).
Política Fiscal

Com ampla participação de todos os segmentos da sociedade, notadamente a área empresarial, aperfeiçoou a política fiscal introduzindo o sistema de bases correntes no imposto de renda além de obter do Congresso Nacional a nova Lei das Sociedades por Ações (Lei nº 6.404 de 15.12.1976) e criar a Comissão de Valores Mobiliários.
Esta entidade autárquica vinculada ao Ministério da Fazenda (Lei nº 6.385 de 07.12.1976) visava fortalecer o mercado brasileiro de capitais e o sistema da livre empresa.
Ministério de Planejamento
Em 1979 ocupou o Ministério do Planejamento por cerca de cinco meses no Governo do Presidente João Baptista de Oliveira Figueiredo.
A Obra Técnica

Escreveu vários livros sendo que na sua bibliografia destaca-se o seguinte:
Teoria microeconómica
3ª ed. Rio de Janeiro Fundação Getúlio Vargas 1977.
Macroeconomia
4ª ed. Rio de Janeiro APEC Ed. 1978-79.
Ministério da Fazenda

Ocupou o Ministério da Fazenda
O Brasileiro do Século
Eleito em 3º lugar, com 56,41% dos votos, no concurso promovido pela Revista Isto É.
A Homenagem

Discurso do Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, na cerimônia “Mario Henrique Simonsen – Um Brasileiro”.
Dados extraídos da biografia organizada pela
Fundação Getúlio Vargas
Pesquisa
Descendência dos Belfort Roxo
Guilherme Serra Alves Pereira
Frederico Grinberg Jr.
Anamaria Nunes

Nenhum comentário: